Você sabe quem são os 10 advogados mais poderosos do Brasil? Conheça o ranking e veja quem são os juristas mais renomados do país, de acordo com artigo do site especializado Jusbrasil. Listas e rankings sobre profissões e Direito no Top 10 Brasil.
Qual é a diferença entre advogados e juristas?
Segundo o site Juristas, o advogado é um profissional do direito que, após concluir a graduação em Direito, passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Um advogado pode atuar em diversas áreas, como direito civil, criminal, trabalhista, entre outras. Já o Jurista é mais amplo e pode se referir a qualquer pessoa que tenha profundos conhecimentos em Direito, não se limitando apenas à prática advocatícia. Juristas podem ser advogados, mas também incluem acadêmicos, professores de direito, juízes, entre outros. [fonte: juristas.com.br]
O papel do advogado no Brasil
Um advogado é um profissional altamente requisitado no Brasil. Os advogados têm a capacidade de promover mudanças sociais positivas.
O papel do advogado no Brasil é fundamental para a administração da justiça e a defesa dos direitos individuais e coletivos. A atuação do advogado é regulamentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que estabelece normas e condutas éticas para o exercício da profissão.
Principais funções e responsabilidades dos advogados
- Defesa de Direitos e Interesses:
- Os advogados representam seus clientes em processos judiciais e administrativos, defendendo seus direitos e interesses perante tribunais e outras entidades.
- Consultoria e Assessoria Jurídica:
- Eles fornecem orientação jurídica para indivíduos, empresas e organizações, ajudando na interpretação e aplicação das leis.
- Mediação e Conciliação:
- Advogados atuam como mediadores em conflitos, buscando soluções amigáveis e evitando a judicialização de disputas.
- Elaboração de Documentos Legais:
- São responsáveis pela redação de contratos, testamentos, escrituras, entre outros documentos jurídicos, assegurando que estejam em conformidade com a legislação vigente.
Os 10 advogados mais poderosos do Brasil
De acordo com artigo do site especializado Jusbrasil, os principais juristas do país são:
1. Márcio Thomaz Bastos (Direito Penal)
- Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1958).
- Foi ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula.
- Defendeu o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e o médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por ter abusado sexualmente de clientes de sua clínica de fertilização.
2. Pierpaolo Cruz Bottini (Direito Penal)
- Professor-doutor de Direito na USP, foi Secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.
- Conseguiu a absolvição de seu cliente, o ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP), o único dos réus que escaparam da condenação com o voto favorável do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, no processo do mensalão.
3. Francisco Müssnich (Operações financeiras)
- Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976). Mestrado pela Harvard Law School, LL. M (1979).
- Seu escritório foi escolhido pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 para cuidar da exigências legais do evento.
4. Arnoldo Wald (Direito Cível)
- Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, Rio de Janeiro.
- Defende a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) na ação que corre no Supremo sobre os rendimentos de poupança perdidos durantes os planos econômicos da década de 80 e 90.
5. Jairo Saddi (Contratos comerciais)
- Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo e pós-Doutorado pela Universidade de Oxford.
- Especialista em direito bancário, autor de nove livros e presidente do conselho da escola Insper Direito
6. Édis Milaré (Direito Ambiental)
- Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie de São Paulo.
- Defende o consórcio Norte Energia responsável pela construção de Belo Monte, a terceira maior usina hidrelétrica do mundo.
- Além de Belo Monte, atua para Vale, Suzano e Camargo Corrêa.
7. Marcelo Ferro (Direito Cível)
- Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (1994).
- Atua como advogado de cinco das maiores construtoras do país: Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, OAS, Andrade Gutierrez e Odebrecht.
8. Antonio Carlos de Almeida Castro (Direito Penal)
- Graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB).
- Um dos profissionais mais requisitados pelos políticos de Brasília.
- É advogado de José Sarney e a filha Roseana, de Demóstenes Torres, de Marconi Perillo e de Antônio Carlos Magalhães.
9. Sérgio Bermudes (Direito Cível)
- Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (1969). Doutor em História do Processo Romano, Canônico e Lusitano, pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
- É advogado do empresário Eike Batista que em 2014 perdeu US$ 28,8 bilhões.
- Atua no pedido de recuperação judicial da OGX, empresa de petróleo de Eike Batista que em 2008 fez uma das maiores ofertas de ações da história da bolsa de valores brasileira (R$ 6,7 milhões).
10. José Roberto Opice (Direito Financeiro)
- Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1968). Mestre em Direito Comparado pela Southern Methodist University School of Law (1971).
- Atuou na fusão da Ambev da companhia com a belga Interbrew, culminando na criação da maior fabricante de bebidas do mundo.
- Atuou como advogados das empresas contratado pelo governo em 1997 para moldar a venda da Vale.
Qual sua sugestão para o próximo ranking dos advogados mais poderosos do Brasil? Comente!
Gostou dessa lista de juristas renomados? Avalie e compartilhe!
Critério: artigo do site Jusbrasil